Mercado do E-commerce
Curva ABC: o que é e qual a sua importância?
Por: PlanD Data Intelligence
Atualizado há 2 anosUma gestão de estoque eficaz é ponto crucial para o sucesso de um e-commerce e, para que a isso ocorra, a Curva ABC deve sempre ser considerada.
Todo gestor de e-commerce deve saber que estoque parado é prejuízo acumulado, assim como estoque defasado pode representar perda de vendas. Dessa forma, saber balancear a quantidade de produtos no estoque deve ser uma das principais atividades de um bom gestor.
O que é a Curva ABC
Já ouviu falar da curva ABC de Produtos? Esse conceito também é conhecido como Análise de Pareto ou Regra 80/20. Esta análise é extremamente importante para a gestão do estoque de diversos negócios e pode impactar fortemente nos resultados dos e-commerces.
Conheça a curva ABC de produtos e entenda qual a importância dessa análise para o seu estoque:
A curva ABC é um método que classifica os itens como mais ou menos relevantes para o faturamento do negócio.
Quais os níveis da curva ABC
Classe A:
A maior importância, corresponde a 20% do total do mix de produtos que representam cerca de 80% do faturamento.
Classe B:
Com importância intermediária, corresponde a 30% do total do mix de produtos que representam cerca de 15% do faturamento.
Classe C:
De menor importância, corresponde a 50% do total do mix de produtos que representam cerca de 5% do faturamento.
Como mensurar
A partir das informações compiladas pela curva ABC de Produtos, é possível entender melhor quais deles são os mais representativos no faturamento da empresa e quais somam muitos itens, porém representam pouco no faturamento.
Vale sempre ressaltar que a gestão eficiente do estoque é primordial para o caixa do e-commerce. Somente com uma gestão inteligente será possível otimizar os recursos da empresa e trabalhar de maneira funcional no ciclo de vida dos produtos.
A partir dessa classificação fica claro que os Produtos A são aqueles com maior relevância para um e-commerce. Ou seja, são aqueles itens que demandam maior disponibilidade de estoque, pois não podem faltar.
Para esses produtos em especial é importante sempre ficar atento aos novos pedidos. Planeje e negocie com seus fornecedores. A falta desses ítens no seu e-commerce pode significar prejuízos financeiros para a empresa.
Já os Produtos B são aqueles que representam uma boa porcentagem nas vendas, mas não tanto quanto o segmento A. Para uma logística eficiente do e-commerce, é essencial fazer uma administração contínua do estoque desses itens.
A dica para os produtos B é acompanhar de perto a saída desses produtos. Veja qual o momento adequado para fazer um novo pedido e confira se a quantidade de itens solicitados aos fornecedores está sendo suficiente.
Por último, também é importante considerar os Produtos C. Eles possuem uma baixa representatividade no faturamento, por isso, é interessante que tenham uma margem de lucro maior, se comparados ao restante dos ítens.
Também é importante analisar em profundidade o segmento de produtos classificados como C. Nossa sugestão é analisar o que causa a baixa representatividade desses itens no faturamento.
As análises feitas usando a curva ABC podem englobar, por exemplo:
- Pesquisa com cliente: qual é a percepção dos clientes em relação aos produtos?
- Pesquisa de mercado: como está sua precificação comparada à concorrência?
- Verificação da página dos produtos: a comunicação e descrição estão completas e adequadas?
- Análise do estoque: os produtos estão com o estoque disponível na maior parte do tempo?
- Análise de acessos de página: pessoas interessadas no produto estão acessando o seu site?
A partir das análises acima e, com as respostas em mãos, defina os próximos passos para aumentar a venda destes produtos.
Dependendo da situação você deve se questionar se alguns desses produtos deveriam ser descontinuados.
Quais as vantagens do método de classificação pela curva ABC?
Já ficou claro que esse método de classificação é benéfico por diferentes razões, certo? Mas para confirmar a importância desse método, abaixo consolidamos essas vantagens. Conheça quais são elas:
- Priorização e otimização da gestão do estoque;
- Maior conhecimento dos consumidores e suas preferências;
- Elaboração de estratégias mais assertivas;
- Possibilidade de descontinuar produtos menos relevantes
Através das informações disponibilizadas por esta análise, o e-commerce tem maior conhecimento sobre as preferências dos seus clientes, além de também conhecer melhor o que impacta seus resultados. Tudo isso possibilita uma melhor tomada de decisões.
Como fazer essa análise do seu estoque usando a curva ABC?
Pensando nisso, a PlanD disponibiliza a Curva ABC para os gestores de e-commerce em uma análise descomplicada. Nesta análise, detalhamos quais produtos são os mais relevantes para o e-commerce e quais estão na cauda longa, ou seja, com menor saída e menor impacto nas vendas.
O cálculo é feito de forma automática para que nossos clientes possam acessar a informação de forma rápida e prática. O objetivo é apoiar as ações que irão melhorar a gestão de estoque e estimular o aumento das vendas de produtos com menor participação.
E, além de oferecer uma Análise ABC de Produtos, a PlanD ainda conta com muitos outros dashboards. Nossa plataforma traz relatórios online com os principais KPIs do seu e-commerce.
Ficou interessado em utilizar a curva ABC para uma gestão de alta performance?
Para analisar os dados de forma rápida e precisa com foco nas decisões que gerem alto impacto e valor para seu negócio, você precisa de uma plataforma que integre todos os pontos, além de considerar uma cultura de dados - cultura data-driven - em seu negócio online.
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