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Marketing

Crie estratégias usando dados e prepare seu e-commerce para o Dia dos Pais!

Christianne Bajon

Por: Christianne Bajon

Atualizado há 10 meses

O Dia dos Pais é uma das datas comemorativas mais importantes para o comércio no Brasil. Segundo os dados da Neotrust, o faturamento no e-commerce atingiu o valor total de R$ 5,9 bilhões em 2022, ficando abaixo do ano anterior somente com uma diferença de 3,4% (um ano atípico por conta da pandemia, onde o varejo físico estava enfraquecido). Esses números mostram a importância dessa data para o e-commerce e a necessidade de criar estratégias para vender mais.

Para aumentar as vendas no Dia dos Pais, é fundamental que o e-commerce crie um planejamento estratégico alinhado com as expectativas dos clientes. Portanto, neste artigo você verá algumas dicas para ampliar as vendas no Dia dos Pais e alguns dados que você pode analisar para tomar decisões muito mais assertivas na hora de criar suas campanhas. Acompanhe:

Ofereça promoções especiais

Os clientes esperam encontrar promoções especiais no Dia dos Pais; por isso, é importante oferecer descontos em produtos específicos ou em toda a loja. É possível também oferecer frete grátis ou brindes para incentivar a compra.

Invista em campanhas de marketing:

É importante divulgar as promoções do Dia dos Pais nas redes sociais, no site e por e-mail marketing. É possível também criar campanhas temáticas para chamar a atenção dos clientes.

Ofereça opções de presentes

Muitos clientes procuram presentes criativos e personalizados para o Dia dos Pais. Por isso, é importante oferecer opções de presentes que estejam alinhadas com as expectativas do público e ajudem a fazer a escolha ideal. Mesmo que sua loja venda itens pouco tradicionais para a data, é importante usar a criatividade e propor sugestões inusitadas que podem agradar.

Crie uma página especial ou categoria para o Dia dos Pais

Criar uma página especial ou categoria específica para o Dia dos Pais no site do e-commerce permite que os clientes encontrem facilmente os produtos relacionados à data. É possível também criar uma seção de presentes por faixa de preço ou por interesse. Não se esqueça ainda de criar banners e uma identidade visual atrativa para divulgar todas essas opções.

Utilize a análise de dados com a PlanD

Para aumentar as vendas no Dia dos Pais, é fundamental que o e-commerce utilize a análise de dados do seu ecossistema. Dessa forma, é possível identificar oportunidades de venda e definir estratégias mais eficazes para alcançar os clientes.

Isso significa que é importante reunir dados de seus diferentes canais, como plataforma de e-commerce, ERPs e mídias e assim ter uma visão geral e integrada de todo o negócio. Para isso, conte com a PlanD!

Falando em analisar os dados, veja agora a relação de alguns dados que você pode analisar para ter insights valiosos e realizar um bom planejamento de ações para vender mais no dia dos pais:

 

Dados para analisar nos dashboards da PlanD na hora de criar suas estratégias para o dia dos pais:

 

Faturamento: monitorar o faturamento é fundamental para avaliar o desempenho do e-commerce e identificar oportunidades para aumentar as vendas. É importante comparar o faturamento do Dia dos Pais com outros períodos do ano e avaliar se houve um aumento ou uma queda nas vendas, além de fazer comparativos com períodos do ano anterior. Isso vai te ajudar a criar metas e ajustar seu orçamento para as campanhas que irá realizar.

Dados do funil de vendas: avaliar o comportamento dos clientes em cada etapa do funil é essencial para entender em que momento eles desistem da compra e como é possível reverter essa situação. É importante monitorar a taxa de conversão em cada etapa do funil e identificar os gargalos que impedem a conclusão da venda.

Ticket médio: entender o valor médio das compras dos clientes permite identificar oportunidades para aumentar o faturamento. Por exemplo, é possível oferecer descontos progressivos para incentivar a compra de mais itens, criar kits para aumentar o TM ou sugerir produtos complementares durante a finalização da compra.

Produtos da curva ABC: analisar quais são os produtos mais relevantes e quais são os menos relevantes no seu faturamento total permite identificar oportunidades para aumentar seus ganhos. Os produtos da curva A são muito importantes, são seu carro-chefe, logo você precisa garantir que sempre tenha estoque deles, além de dar destaque no site e nas campanhas. Já os produtos da curva C permitem que você tenha um estoque reduzido desses itens.

Análise das páginas de produtos mais acessados no seu e-commerce: essa análise pode ser feita identificando os produtos com maior procura dentro da sua loja. Isso te ajuda a ter clareza sobre as tendências de consumo dos clientes e permite que o e-commerce ofereça produtos alinhados com as expectativas do público.

Essas são apenas algumas das informações que podem ser analisadas nos dashboards da PlanD para aumentar as vendas no Dia dos Pais e melhorar seus resultados. Utilizando a análise de dados do seu ecossistema, seu e-commerce poderá definir estratégias mais eficazes para atrair os clientes e fazer desse Dia dos Pais mais uma data lucrativa para a sua loja virtual.

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