Mercado do E-commerce
Colaboração de Dados: o que é e o que seu e-commerce pode ganhar com isso?
Por: Matheus Souza
Atualizado há 2 anosO que seu e-commerce pode ganhar adotando a colaboração de dados?
O e-commerce está cada vez mais competitivo e as lojas virtuais precisam buscar formas de se destacarem em meio à concorrência. Neste cenário, a colaboração de dados pode ser um grande diferencial.
A colaboração de dados, até pouco tempo, poderia ser considerada um assunto relacionado apenas a grandes empresas, com alta tecnologia e com cultura de dados já implementada. Porém, temos visto que essa tendência vem ganhando cada vez mais espaço e já é a realidade de pequenas e médias empresas também.
Trabalhar com esta abordagem é uma prática que contribui para a busca do crescimento do negócio através da integração, compartilhamento e boas parcerias comerciais, que podem acontecer entre fornecedores e lojas virtuais, por exemplo.
Para entender um pouco mais sobre o assunto e como a colaboração de dados pode beneficiar o seu e-commerce, confira os tópicos que listamos a seguir.
Colaboração de dados entre empresas
A colaboração entre empresas é uma prática já comum no mercado, com o objetivo de auxiliar o crescimento dos negócios por meio de parcerias e relações comerciais.
Ainda que seja uma prática antiga, é comum que empresas não adotem a colaboração de dados com receio de que suas informações sejam acessadas de forma indevida ou usadas a favor dos seus concorrentes.
Porém, vale destacar que, com o apoio de tecnologia e acordos comerciais sólidos, esses receios podem ser minimizados e as vantagens de investir nessas soluções podem oferecer uma contrapartida muito vantajosa.
De modo geral, varejistas e fornecedores reconhecem a importância de estarem imersos em uma cultura de dados. Mas, ainda é comum desconheceram as melhores práticas para gerar insights e promover uma vantagem competitiva.
No caso do e-commerce, dados e informações internas podem ser integradas com informações externas, como pesquisas de mercado, relatórios de clientes, fornecedores e prestadores de serviço, e a partir daí podem surgir análises e conclusões que trarão benefícios significativos, como ajudar a corrigir problemas no checkout ou nos processos logísticos.
Na colaboração, quais dados podem ser analisados?
Saber quais dados devem ser analisados no momento de estudar cenários e propor melhorias de processos é um desafio comum a todos os lojistas. Principalmente quando não se tem uma cultura de dados consolidada, por isso é tão importante investir em soluções e processo para que isso se torne uma realidade.
Exemplo: considere uma parceria entre um e-commerce e uma empresa fornecedora de matéria-prima. Veja quais as análises que se pode fazer:
- Dados de vendas;
- Dados de produção;
- Dados de clientes;
- Dados de logística.
Esses dados podem ajudar a definir valores gerados, em um determinado período de tempo, podem colaborar para entender quais períodos do mês a demanda aumenta, ajuda também a melhorar aspectos de marketing, etc.
Quando o assunto é experiência do consumidor, a partir da colaboração de dados também é possível oferecer melhorias. Confira no tópico a seguir.
Como melhorar a experiência do consumidor com colaboração de dados?
Diversos fatores podem influenciar na experiência do consumidor em um e-commerce, desde a usabilidade na loja virtual em si, até campanhas, promoções, canais de venda, estoque e disponibilidade de produtos.
Nesse contexto surgem muitas oportunidades para o uso desses dados, que podem ser utilizados de forma isolada ou combinados, e assim possibilitar insights e melhorias nos processos em uma parceria entre e-commerce e fornecedor.
Criar promoções mais eficientes
Quando gestores de e-commerce e fornecedores são transparentes ao fornecer dados de vendas, ambos podem conseguir um crescimento expressivo no giro dos produtos, ajudando também a tomar decisões importantes nas estratégias de marketing, vendas e até mesmo na fabricação de determinado produto.
Essa combinação de fatores contribui para a construção de uma campanha de promoções bem planejada e que pode ser melhor executada.
Melhorar os canais de vendas
Lojas virtuais podem compartilhar com fornecedores e prestadores de serviços dados observacionais que apresentam conformidade com contratos, também podem fornecer informações sobre quais canais de venda possuem maior impacto, referente a cada um dos produtos. E, assim, melhorarem os canais de vendas ou, até mesmo, criarem novos.
Otimizar o estoque e a logística
Fornecedores podem compartilhar dados sobre a presença e reposição de produtos nas prateleiras virtuais, demonstrando o fluxo de produtos no e-commerce. Também podem apresentar como funciona a gestão de estoque e ajudar nos insights dos processos.
Além disso, também é possível realizar um monitoramento mais próximo dos dados de vendas de ambas as empresas e, assim, melhorar a gestão dos estoques e a reposição correta de produtos, com mais rapidez, economia e foco em produtos com mais saída.
Exemplo de uma ação com colaboração de dados
Imagine o cenário: um e-commerce pretende lançar um novo produto nos próximos meses, mas os gestores ainda não têm certeza se devem investir em uma campanha de mídia com alcance nacional ou campanhas regionais.
Para tomar a decisão, o responsável pela estratégia de lançamento analisa os dados de demanda pelos seus produtos levantados por uma empresa fornecedora e outra de envios, tanto nas regiões que existem muitos pontos de vendas físicos como envios, quanto nas regiões em que não existe esse comportamento.
Após analisar os dados, o responsável pela estratégia de lançamento chega à conclusão de que há maior demanda pelo produto no Nordeste e que poucas lojas virtuais atendem essa região com frete competitivos.
Então, essa análise conduz ao investimento em novos canais de na aquisição e campanhas na Região Nordeste, evitando assim desperdiçar esforços e dinheiro em regiões que tendem a não gerar bons resultados.
Importância da análise dos dados
E-commerces, fornecedores e outras empresas podem se beneficiar da colaboração e análise de dados para extrair e melhorar a previsibilidade dos resultados. Uma ótima oportunidade de lojas virtuais reduzirem a falta de estoque, aumentarem as vendas e minimizarem devoluções de produtos.
Para isso, além de contar com soluções de análise de dados que facilitem a extração e análise, é importante contar com uma cultura colaborativa, colocando em prática métodos que transformem o negócio em Data Driven.
Outro ponto importante é que na colaboração de dados exista transparência e confiança mútua. Isso pode ser garantido a partir de parcerias sólidas, tecnologia e uma visão voltada para a inovação, com foco no comportamento do consumidor, jornada de compra e dinâmicas de mercado.
Continue se aprofundando sobre o assunto e confira o conteúdo sobre cultura Data Driven que preparamos!
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