RecursosPlanosQuem SomosParceriasBlog

Mercado do E-commerce

Como se planejar para uma Black Friday de sucesso em 2022

Christianne Bajon

Por: Christianne Bajon

Atualizado há 2 anos

Para quem trabalha com e-commerce, a Black Friday é um dos principais momentos do ano, com resultados cada vez mais importantes a cada edição. Em 2021, a data representou R$5,41 bilhões em vendas no comércio eletrônico brasileiro, número 5,8% maior do que em 2020. 

A data, que teve origem nos Estados Unidos, acontece somente uma vez por ano, sempre na sexta-feira após o Dia da Ação de Graças. Em 2022, a Black Friday acontece no dia 25 de novembro, então o planejamento não pode ficar para depois. 

Neste conteúdo vamos te ajudar nessa missão! Aqui você encontrará dicas sobre estoque, logística, promoções, investimento em mídia e muito mais. Confira todos os detalhes abaixo e prepare seu e-commerce para ter muitas vendas na Black Friday 2022

Organize a logística do seu e-commerce

O aumento de vendas durante a Black Friday pode sobrecarregar a logística do seu e-commerce, caso ela não seja planejada e organizada com antecedência.

Segundo a pesquisa Reclame Aqui de 2021, a principal queixa dos consumidores foi o atraso nas entregas, com 19,92% das reclamações. A entrega errada de produtos também consta entre os principais problemas na edição passada.

Sabendo disso, é fundamental se dedicar para estruturar bem toda a sua logística e garantir uma Black Friday 2022 de sucesso.

Escolha os produtos para vender na Black Friday

Seja sua primeira Black Friday, ou não, a escolha dos produtos e organização do seu estoque é uma das principais etapas do seu planejamento. O ideal é que ela comece com pelo menos dois meses de antecedência para que você se programe tanto em relação às quantidades e variedades dos produtos, quanto à organização do espaço físico. Mesmo que seja sua primeira experiência com a data, considere encomendar produtos a mais com o fornecedor, em especial aqueles que já têm grande saída em outras datas. 

Confira uma lista com os 15 produtos mais vendidos na Black Friday em 2021.

Além disso, invista em produtos com margens de lucro altas. Ao fazer isso, será possível oferecer descontos mais agressivos e não perder para a concorrência.

Aproveite a Black Friday no Brasil para vender produtos que estão parados no seu estoque há muito tempo. Planeje boas promoções e, até mesmo, combos para fazê-los circular. Com a PlanD, esse tipo de organização fica muito mais fácil, pois é possível ter um histórico detalhado sobre o seu estoque, com informações de produtos mais vendidos por categoria, ticket médio, duração do produto no estoque atual e estimada, etc. Tudo de forma bem prática e simples, a partir de dashboards interativos e de fácil leitura. 

Quer se aprofundar no assunto? Confira dicas de gestão de estoque para a Black Friday.

Organize o estoque do seu e-commerce

Para evitar problemas com logística na Black Friday 2022, seu estoque precisa estar organizado de forma estratégica. E isso pode ser feito a partir da Curva ABC. Então, siga essa metodologia, classifique seus produtos por ordem de importância, para assim saber quais produtos você deve investir mais e abastecer seu estoque. Fazendo isso, você evita prejuízos financeiros, reduz as chances de comprar quantidades erradas, de ter atrasos nas entregas ou, até mesmo, deixar clientes sem produtos. 

Para planejar o estoque do seu e-commerce para Black Friday, seguindo a metodologia da Curva ABC, você precisa ter uma visão clara e correta dos dados históricos, e nesse quesito a PlanD pode ser sua grande aliada. Isso porque com a solução você consegue ter uma visão de todas as informações relacionadas aos seus produtos, criar dashboards interativos e fazer análises completas online. 

Quer saber mais sobre como a PlanD pode te ajudar a planejar seu e-commerce para Black Friday 2022? Faça o teste GRÁTIS e ganhe até 50% de desconto nos primeiros 6 meses!

Defina a entrega dos produtos e política de trocas

Com o estoque planejado da forma correta, você precisa deixar as demais etapas da logística bem organizadas também.

Antes de definir os métodos de envio, estude os prazos de entrega em períodos de alta demanda. Converse com lojistas e gestores de e-commerce que já utilizaram os serviços de entrega e analise com cuidado os valores oferecidos por cada uma das empresas. Lembre-se! Às vezes o barato pode sair caro, principalmente quando diz respeito a algo que impacta diretamente a experiência do cliente com o seu e-commerce.

Comunique aos seus clientes os prazos de entrega de forma clara. Mesmo que o objetivo seja entregar rapidamente, é inevitável que, em virtude da alta demanda no período, os Correios ou transportadoras precisem de mais tempo que o habitual para realizarem as entregas. Por isso, não esconda dos seus clientes os prazos previstos para entregas - lembre-se de sempre acrescentar um período extra, para caso ocorram contratempos.

A política de trocas também faz parte da logística do seu e-commerce e precisa de atenção redobrada durante e depois da Black Friday. Então, defina a política de troca e apresente-a de forma visível na página de Perguntas Frequentes (FAQ). Lembre-se de deixar bem claro quem deverá arcar com os custos e qual será a data limite para realização da troca.

Diversos fatores fazem parte da logística do seu e-commerce e precisam da sua atenção. Aqui você encontra mais algumas dicas para preparar a logística para a Black Friday 2022.

Precifique seus produtos de forma correta

A precificação dos produtos é uma etapa que pode fazer toda a diferença nos resultados de vendas do seu e-commerce. Ao definir o preço dos seus produtos, considere os custos operacionais, como compra de itens e logística, despesas recorrentes e o quanto você deseja alcançar na Black Friday 2022, ou seja, o lucro que você espera do seu comércio eletrônico. Na precificação, você precisa olhar para a margem de lucro e entender o quanto será necessário vender para compensar os descontos oferecidos. Isso porque, não adianta dar 50% de desconto em um produto no qual sua margem é 20%, por exemplo.

Você também precisa decidir qual posicionamento seu e-commerce adotará em relação à concorrência: preços mais baixos, iguais ou até superiores. Neste último caso, seus produtos precisam ter algum diferencial, como frete grátis, ou serem acompanhados de brindes para compensar a diferença de preço. 

Para analisar todas essas informações e tomar as melhores decisões, você pode contar também com a PlanD, pois com os dashboards interativos e análises de dados, você consegue visualizar informações importantes sobre valores de frete, uso dos cupons de desconto e muito mais. 

Lembre-se! É fundamental ser transparente e coerente com o seu público: não precifique seus produtos para ludibriar seus clientes. A multa para este tipo de conduta é bem alta, além de acarretar perda de reputação para o seu negócio.

Dicas para não errar na precificação dos seus produtos na Black Friday.

Defina e organize o investimento em mídia

Durante a Black Friday cresce o investimento em mídia por parte dos e-commerces, já que é necessário atrair a atenção dos possíveis clientes em meio a um grande volume de ofertas. Ao planejar seu investimento, é interessante considerar quais ações você realizará. 

Nesse momento, você precisa definir quanto seu e-commerce planeja investir, qual o ROI (retorno sobre investimento) e ROAS (retorno sobre gasto com anúncios) esperados, quanto irá investir em cada canal e por quanto tempo. É importante também reservar parte do orçamento para imprevistos. Com isso em mente, você precisará definir metas de mídia mais específicas como Custo por Aquisição (CPA) e Custo por Clique (CPC), frequência e alcance. Alguns desses indicadores variam de acordo com o canal utilizado, mas seja qual for o meio anunciado, é muito importante saber quais são as métricas e acompanhá-las.

Para fazer essa análise e definir os seus investimentos em mídia de forma assertiva, uma dica é contar com uma solução de análise de dados online que reúna informações de diferentes canais (ERP, plataforma de e-commerce e mídias sociais) e ofereça dashboards para acompanhamento dos indicadores, como no caso da PlanD. A plataforma também reúne dados históricos relacionados à performance de mídia das campanhas do seu e-commerce, o que pode te ajudar, e muito, a entender o comportamento dos seus anúncios e, assim, definir metas e investimentos necessários. 

São muitas as opções de mídia para o seu marketing digital, como Facebook/Instagram Ads (Meta), Google Ads, Google Shopping, Tik Tok Ads e YouTube. É interessante anunciar em mais de um canal, mas lembre-se de definir qual seu objetivo em cada um deles e se o seu público-alvo está lá. Em meio a essas possibilidades de canais, o Google Shopping, Google Ads e Meta Ads têm grande relevância. Por isso, preparamos um conteúdo bem completo com dicas para você otimizar as campanhas de mídia do seu e-commerce na Black Friday e em outras datas.

Estabeleça as metas do e-commerce para a Black Friday

Conhecendo bem todo o contexto e os números do seu negócio, você conseguirá ter uma visão macro da situação do seu e-commerce para prever quanto gastará e, por consequência, estabelecer metas alcançáveis. 

Lembre-se! Ainda que a Black Friday seja uma data importante para o varejo, quando as vendas tendem a crescer, as suas metas precisam ser baseadas em informações e dados reais do seu negócio. Caso o e-commerce ainda não tenha um histórico consistente, leve em consideração os resultados que já foram alcançados, ainda que sejam de outros períodos do ano, e informações de mercado. 

Assim como nas demais etapas do planejamento, a PlanD também pode ajudar no acompanhamento das metas do seu e-commerce durante a Black Friday de uma forma bem simples. Uma ferramenta de análise de dados onde você pode criar um dashboard personalizado e medir o desempenho do seu comércio eletrônico, tanto em relação aos resultados de vendas, como de investimentos e performance de mídia.

Como organizar a infraestrutura do seu e-commerce para Black Friday

Com os cinco passos iniciais contemplados, será o momento de organizar e testar a infraestrutura do seu comércio eletrônico, garantindo que tudo funcione bem antes, durante e depois da Black Friday 2022. Para isso lembre-se de analisar alguns fatores:

Plataforma de e-commerce

Por ser a base de funcionamento do seu comércio eletrônico, é fundamental se assegurar que, no dia da Black Friday ou no ápice da campanha, a plataforma tenha estabilidade para receber um grande número de acessos e ofereça suporte caso aconteça algum imprevisto.  Dependendo da previsão de tráfego que seu e-commerce tenha e do relacionamento que você tenha com o time de atendimento, veja com a plataforma a viabilidade deles realizarem um teste de “estresse” da ferramenta. Assim será possível minimizar os possíveis contratempos. 

Atendimento

Durante a Black Friday é fundamental proporcionar aos clientes um atendimento rápido e eficiente. Isso porque, além de gerar uma boa experiência com a sua marca, atender de forma rápida pode interferir diretamente nos resultados das vendas. Durante a data, muitas compras por impulso acontecem. Então, quanto mais rápido for o atendimento, mais chances ele tem de se transformar em vendas. 

OBS: Mesmo que seja apenas durante a promoção, é interessante disponibilizar diversos canais de atendimento, como: Whatsapp, chatbots, e-mails, redes sociais, etc.

Meio de pagamento

Assim como a plataforma de e-commerce precisa ser testada, os meios de pagamentos utilizados também precisam. Certifique-se junto à empresa mediadora de pagamentos do seu e-commerce a expectativa deles para a Black Friday. Analise o histórico de taxa de aprovação e chargeback, para que assim, durante o período, você possa acompanhar e entender se o seu comércio eletrônico está seguindo um padrão ou não. Tendo conhecimento dessas informações, você consegue acompanhar melhor o comportamento das vendas e também planejar soluções. Como, por exemplo, entrar em contato com o cliente e oferecer outras opções de pagamento, como Pix e Boleto.

Bônus: vá além da Black Friday

Como vimos, a Black Friday em 2022 acontece no dia 25 de novembro, mas você pode aproveitar a data e investir em estratégias promocionais durante todo o mês de novembro (Black November), a semana que antecede a data (Black Week), ou até mesmo o Cyber Monday (Segunda-feira Cibernética). A Cyber Monday é a segunda-feira após a Black Friday, data que tem ganhado força em todo mundo, principalmente no segmento de eletrônicos. Em 2021, o Cyber Monday gerou um faturamento de R$827,4 milhões no comércio eletrônico.  

A Black Friday é, sem dúvida, uma das datas mais importantes para o comércio eletrônico, para ter sucesso com as vendas no e-commerce é fundamental planejar e pensar de forma estratégica. 

Para isso, você pode contar com uma solução de análise de dados completa que proporcionará clareza antes, durante e depois da Black Friday 2022. Com a PlanD você consegue ter uma visão completa dos dados do seu e-commerce e, assim, tomar as melhores decisões. 

Faça o teste GRÁTIS e ganhe até 50% de desconto nos primeiros 6 meses!

*A oferta é válida de 15/09/2022 até a assinatura de planos realizados na data limite de 15/11/2022. Sem fidelidade. Válido apenas para os planos Business com 30% de desconto e plano Pro com 50% de desconto. Após os 6 meses de uso com o desconto, o plano retorna ao preço de tabela.

Veja como a PlanD pode aumentar os resultados do seu e‑commerce

Teste grátis por 15 dias. Não é necessário cartão de crédito