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Marketing

Dicas para aumentar as vendas no Instagram

Christianne Bajon

Por: Christianne Bajon

Atualizado há 3 anos

Aumentar as vendas e gerar novos negócios com a internet tem sido o principal objetivo dos empreendedores. O desafio é encontrar o caminho ideal para que isso aconteça. Você sabia que os brasileiros têm comprado cada vez mais pelas redes sociais?

E essa tem sido uma realidade, uma vez que, as principais redes sociais estão desenvolvendo soluções para que os lojistas possam comercializar os produtos diretamente do seu perfil.

O Instagram, por exemplo, é uma das redes preferidas, tanto para quem vende, quanto para quem consome. É também uma ferramenta que te ajuda a vender mais, sem exigir custos elevados para que você consiga atingir os seus objetivos.

Com mais de dez anos de existência, a ferramenta consolidou-se como um importante canal de vendas. Mas, para conseguir bons resultados na rede social é necessário que você tenha uma estratégia bem definida e um plano de conteúdo adequado.

Para te ajudar nessa missão, nós da PlanD preparamos algumas dicas de como vender mais no Instagram.

Confere aí!

Por que vender nas redes sociais?

Antes de te dar algumas recomendações, separamos alguns dados para vocês terem uma ideia do potencial deste mercado.

Segundo a Global Digital Statshot 2021, o Instagram conta com mais de 1,5 bilhão de perfis. A pesquisa ressalta que no Brasil são 99 milhões de contas ativas, sendo que 80% desses usuários afirmaram que seguem contas de empresas e marcas.

Desse número, cerca de 60% dos usuários afirmam que costumam descobrir sobre um novo produto ou serviço por indicações do Instagram ou de seus influenciadores.

A popularidade das redes sociais foi tanta, assim como o seu potencial econômico, que as próprias redes sociais começaram a investir em atualizações para aumentar as vendas diretas pelas plataformas.

Mas, para começar a trabalhar a sua marca é importante que você crie um perfil comercial no Instagram. Se você ainda não tem, essa é a sua oportunidade. No blog disponibilizado pelo próprio Instagram tem sempre informações úteis para aumentar as suas vendas e ter mais resultados.  Aqui vão as dicas:

Dicas para aumentar as vendas no Instagram

Quando o assunto é aumentar as vendas, o Instagram é um grande aliado. Mas, para obter resultados, você deverá cumprir alguns requisitos e seguir as nossas recomendações.

Não existe sucesso sem muito trabalho e dedicação, por isso é importante que você compreenda bem cada um dos detalhes abaixo.

1. Fique atento à qualidade de fotos e vídeos

Para que seu perfil fique atrativo, no caso principalmente das fotos que você adicionar para a venda de produtos, além de terem uma boa resolução e qualidade, as imagens devem ter legenda, descrição, preço e condições de pagamento.

Isso agiliza o processo de compra e evita que o seguidor tenha que entrar em contato através de mensagens privadas (DMs) para saber detalhes do produto.

No caso dos vídeos, você deve aproveitá-los para explorar melhor as características (proporções e modo de usar) do seu produto.

2. Hashtags atraem novos seguidores

Pesquise as principais hashtags (#) do seu mercado e sempre que possível adicione em seus posts.

Existem algumas ferramentas que te ajudam a identificar as expressões que estão sendo mais buscadas. Uma delas é o Tags Finder.

As hashtags são uma das técnicas utilizadas para que o seu conteúdo fique visível para as pessoas que se interessam pelos respectivos temas. Ao marcar essa informação em seus posts, você acaba atraindo novos usuários para a sua página.

A recomendação é que sejam utilizadas até 5 hashtags na descrição. Pense em termos de cauda longa e evite expressões muito amplas e genéricas. Lembre-se que a ideia é atrair novos clientes para a sua página. 

3. Anuncie e venda diretamente pelo Instagram

Aproveite o próprio Instagram para anunciar e vender os seus produtos, através do Instagram Shopping.

Basta colocar tags nas fotos dos produtos. Essas tags podem ser os preços e breve descrição dos produtos. Ao clicar nelas, o seguidor é direcionado a comprar pelo próprio Instagram ou se você preferir, ele é direcionado para o site da sua loja.

Como isso acontece?

O Instagram pertence ao Grupo Facebook. Por esse motivo, é necessário criar uma conta comercial no Instagram e integrá-la ao catálogo do Facebook. Essa configuração deverá ser feita pelo gerenciador de negócios do Facebook. Mas, se você tiver dúvidas de como fazer isso pode utilizar os tutoriais da plataforma.  

4. Seja ágil e assertivo na comunicação com seus seguidores

Utilize uma linguagem clara, específica e humanizada. O relacionamento com o cliente é fundamental para aumentar as vendas.  Publique conteúdos com frequência e interaja com o seu público.

Somente a publicação não é suficiente. É imprescindível ter um contato mais direto com seus seguidores. Responda os comentários e promova diálogo com as pessoas que visitarem a sua página.

5. Seja criativo: Ofereça descontos e promova sorteios

Para conquistar mais seguidores e aumentar as suas vendas é necessário que você explore toda a sua veia criativa.

Estude a possibilidade de oferecer promoções de produtos para quem te segue. Aposte em sorteios até mesmo fazendo parcerias com perfis que tenham o mesmo público-alvo que o seu.

Aproveite datas comemorativas, trocas de estações e explore diferentes oportunidades para atrair novos clientes.

Além dos conteúdos no feed, seja criativo nas fotos, faça vídeos curtos (Reels) e pense em diferentes formatos de conteúdo. Os stories, por exemplo, podem ser um bom aliado para atrair novos seguidores, quando explorados com criatividade.

6. Faça um calendário editorial com base nos dados

A utilização dos dados para a publicação de novos conteúdos é uma excelente alternativa para quem busca mais assertividade e engajamento do público-alvo. O Instagram para empresas tem um recurso que possibilita que você avalie a audiência dos posts e da sua página.

Então, para garantir que você continue ampliando a visibilidade da sua empresa nas redes sociais vale a pena analisar os gráficos do seu painel profissional no Instagram. Com as informações extraídas da ferramenta, você passará a conhecer melhor quem são os clientes da sua marca e poderá desenvolver conteúdos mais direcionados nos seus interesses.

7. Tenha um plano de negócios

Toda empresa começa em algum ponto de partida. E se você decidiu investir em vendas pelo Instagram é fundamental que você tenha um plano de negócios. Faça um estudo aprofundado sobre as potencialidades do seu negócio e planeje as suas metas de vendas.

A organização dessas informações te ajudará a ter uma visão mais clara do futuro. E com isso, você poderá organizar melhor o seu fluxo de caixa. Para a chegada de novas demandas de pedidos.

Passos para aumentar as vendas com marketing digital

Se fossemos resumir este conteúdo, é necessário para aumentar as vendas que você invista em marketing digital.

Aproveite as ferramentas disponíveis para gerar novos conteúdos sobre a sua empresa e promova o relacionamento entre a sua marca e os públicos de interesse. Vale participar de grupos do Facebook e WhatsApp, pesquisar as principais tendências de conteúdo e hashtags do momento.

Afinal, para vender mais pelas mídias sociais é necessário pensar fora da caixa e saber como encantar os seus clientes com poucas palavras.

 

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